Competências de liderança

 

Competência de liderança é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes requeridos dos gestores para o exercício de funções de liderança na Universidade. As competências de liderança identificadas neste mapeamento reúnem 13 (treze) competências básicas, reunidas em 6 (seis) grupos de competências, que podem ser consultadas clicando abaixo. E para cada competência mapeada é indicado um conjunto de cursos que podem ser realizados pelo servidor/gestor.

Cursos: Autoconhecimento e Desenvolvimento pessoal

Praticando Mindfulness para reduzir o estresse

Competências de liderança: Redução de Estresse

Venha praticar técnicas de atenção plena e experimentar seus benefícios, aprendendo como aplicá-las tanto em situações de estresse da vida privada quanto da laboral.

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Mindfulness e Tomada de Decisão

Competências de liderança: Atenção Plena (Mindfulness)

Pratique atitudes e técnicas de Mindfulness que favorecerão seu desenvolvimento pessoal e a melhora da sua capacidade de tomada de decisão, promovendo saúde e bem-estar.

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Gestão Pessoal – Base da Liderança

Competências de liderança: Bases da liderança; Gestão de si mesmo(a)

A base da gestão pessoal é o autoconhecimento. O curso, nessa concepção, permite aos estudantes refletir sobre suas virtudes, forças de caráter, valores pessoais, motivadores intrínsecos […]

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Inteligência emocional

Competências de liderança: Inteligência emocional

A gestão emocional excelente é a possibilidade do ser humano autogerir suas emoções e expressá-las de maneira funcional para consigo e em sociedade […]

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Cursos: Engajamento de pessoas/equipes, Sociabilidade e Empatia

Ferramentas de Gestão no Teletrabalho (PDP)

Competências de liderança: Ferramentas de Gestão no Teletrabalho

O teletrabalho é uma realidade cada vez mais presente no dia a dia. Por isso, estar atento às ferramentas que podem aumentar a produtividade e diminuir cargas […]

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Desenvolvendo Times de Alta Performance

Competências de liderança: Desenvolvimento de equipes para alta performance

Parceria da RFB com a Enap, este curso aborda o conhecimento e o desenvolvimento de competências gerenciais, além da vivência do exercício da liderança, fundamentais no ambiente de trabalho contemporâneo.  […]

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Gestão de Equipes em Trabalho Remoto

Competências de liderança: Gestão de equipes em Trabalho Remoto

Este curso apresenta diversas contribuições para a gestão de equipes em trabalho remoto. O conteúdo traz dicas e ferramentas interessantes, além de abordar pontos importantes relacionados à gestão de pessoas. […]

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Lei nº 8112/90 e suas alterações

Competências de liderança: Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais (Lei nº 8112/90)

A Lei nº 8.112/90, conhecida como Regime Jurídico Único dos servidores da União, das autarquias e das fundações públicas federais, sofreu diversas alterações com o passar dos anos. Busca-se, com este curso, instruir […]

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Liderança e Gestão De Equipes

Competências de liderança: Liderança para gestão de equipes

Este curso apresenta algumas contribuições sobre os estilos e técnicas de liderança para o atual contexto das organizações públicas. O conteúdo ressalta a importância da liderança no trabalho em equipe e na tomada de decisões. […]

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Gestão Estratégica de Pessoas no Setor Público e o Sistema de Carreiras

Competências de liderança: Gestão estratégica de pessoas no setor público

As particularidades do setor público podem oferecer uma série de desafios para a gestão estratégica de pessoas. Neste curso, além de um panorama conceitual sobre gestão estratégica e gestão de pessoas  […]

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Desenvolvimento de Equipes

Competências de liderança: Desenvolvimento de equipes

Melhore o desempenho da sua equipe. Neste curso, você aprenderá a valorizar as relações interpessoais e a utilizar as competências individuais no trabalho em equipe.

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Clima Organizacional

Competências de liderança: Gestão do clima organizacional

[…] Neste curso você irá discutir sobre estratégias de ação na busca pela gestão ótima do clima, analisando situações reais.

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Gestão por Competências

Competências de liderança: Gestão por competências

O que você sabe sobre Gestão por Competências? Como ela é aplicada no setor público? A partir da experiência da Receita Federal, esse curso aborda o papel da gestão por competências no contexto público e como ela pode contribuir […]

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Papel do gerente na gestão do desempenho de equipe

Competências de liderança: Gestão do desempenho de equipes

O curso oferece aos participantes alternativas eficazes para gerir pessoas, apresentando condutas pertinentes ao gerente para lidar com o desempenho das pessoas em sua equipe. […]

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Cursos: Coordenação, Colaboração em rede e Comunicação

Linguagem simples aproxima o governo das pessoas. Como usar?

Competências de liderança: Linguagem, comunicação e redes sociais

Quer aprender como simplificar aquele documento com uma linguagem super complexa? E ainda aprender como escrever textos com uma linguagem simples […]

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Uso de Mídias Sociais na Comunicação Institucional

Competências de liderança: Linguagem, comunicação e redes sociais

O uso de mídias sociais nas instituições públicas tem sido um elemento importante na comunicação com o público no cenário digital. Este curso apresenta os principais aspectos da comunicação e uma visão geral sobre a aplicação das redes sociais […]

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Comunicação e Redes Sociais

Competências de liderança: Linguagem, comunicação e redes sociais

Aumente o engajamento nas redes sociais institucionais. Neste curso, você vai aprender a elaborar um plano estratégico de comunicação voltado para o marketing digital, fortalecendo a relação entre a organização e a sociedade.

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Eventos Virtuais: da Gestão à Execução

Competências de liderança: Gestão de eventos virtuais

Quer se destacar no mundo digital e tornar sua empresa reconhecida? Então chegou a hora de aprender a lidar com os eventos virtuais. Neste curso você compreenderá como elaborar um evento e colocá-lo em prática.

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Plano de Desenvolvimento de Unidades – PDU

Competências de liderança: Planejamento e desenvolvimento de unidades acadêmicas e administrativas

Este curso apresenta tem como objetivo subsidiar conhecimentos específicos e aplicados sobre Planejamento Estratégico, com ênfase na elaboração do PDU – Plano de Desenvolvimento de Unidades – como um dos fundamentos para uma cultura institucional de planejamento.

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Acessibilidade na Comunicação

Competências de liderança: Acessibilidade na Comunicação

Neste curso, você irá compreender o conceito biopsicossocial e as terminologias ligadas às pessoas com deficiência. Entrará em contato com a legislação, compreenderá como utilizar recursos e técnicas que melhoram a acessibilidade […]

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E-liderança: como gerenciar e liderar equipes em ambientes remotos

Competências de liderança: Liderança para gestão

Os desafios sociais causados pela pandemia de Covid-19 demandaram um grande processo de transformação nas empresas ampliando o uso de tecnologias digitais. O trabalho e as relações on-line exigiram o desenvolvimento de novas competências […]

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Gestão por Competências

Competências de liderança: Planejamento e desenvolvimento de pessoas com base em competências

O que você sabe sobre Gestão por Competências? Como ela é aplicada no setor público? A partir da experiência da Receita Federal, esse curso aborda o papel da gestão por competências no contexto público e como ela pode contribuir […]

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Relações Interpessoais e Feedback

Competências de liderança: Relações interpessoais e feedback

Se você gerencia uma equipe, melhore os relacionamentos interpessoais e os feedbacks para sua Equipe de trabalho. Neste curso você irá aprender a utilizar o feedback para lidar com diferentes perfis de servidores e equipes.

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Liderança e Gestão De Equipes

Competências de liderança: Liderança pública

Este curso apresenta algumas contribuições sobre os estilos e técnicas de liderança para o atual contexto das organizações públicas. O conteúdo ressalta a importância da liderança no trabalho em equipe e na tomada de decisões.

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ForPDI – Plano de Desenvolvimento institucional IES

Competências de liderança: Planejamento e desenvolvimento institucional

O curso possui como foco apresentar o modelo ForPDI, assim como demonstrar seu uso e benefícios. Apresenta seus conceitos, as principais ferramentas estratégicas que podem ser utilizadas para a elaboração do PDI, o processo de elaboração e a plataforma ForPDI.

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Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional

Competências de liderança: Planejamento e desenvolvimento institucional

O curso integra o Programa de Desenvolvimento de Gerentes Operacionais (PDGO) e tem como objetivo capacitar os servidores públicos para estruturar sistemas de medição do desempenho institucional, dos pontos de vista estratégico e gerencial.

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Administração Pública e Contexto Institucional Contemporâneo

Competências de liderança: Planejamento e desenvolvimento institucional

O curso em 2020 pela Enap e integra o Programa de Desenvolvimento de Gerentes Operacionais (PDGO), e tem como desafio compreender a Administração Pública enquanto área do conhecimento e de práticas profissionais […]

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Cursos: Gestão para resultados e Geração de valor para o usuário

Análise e Melhoria de Processos

Competências de liderança: Análise e Melhoria de Processos

O curso Análise e Melhoria de Processos foi transposto da modalidade presencial para a autoinstrucional em 2021 pela Enap, com o intuito de oferecer aos participantes apresenta uma visão geral e abrangente da gestão da qualidade no serviço público […]

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Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional

Competências de liderança: Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional

O curso integra o Programa de Desenvolvimento de Gerentes Operacionais (PDGO) e tem como objetivo capacitar os servidores públicos para estruturar sistemas de medição do desempenho institucional […]

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Administração Pública e Contexto Institucional Contemporâneo

Competências de liderança: Administração Pública e Contexto Institucional Contemporâneo

Obtenha uma visão geral do Estado brasileiro e seus desafios.

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Estruturas de Gestão Pública

Competências de liderança: Estruturas de Gestão Pública

Neste curso você verá um pouco da estrutura e funcionamento da Administração Pública Federal. Esperamos que, ao final do curso, você se sinta capaz de identificar as diversas funções das instituições e os diversos papéis dos agentes públicos […]

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Avaliação de Impacto de Programas e Políticas Sociais

Competências de liderança: Avaliação de Impacto de Programas e Políticas Sociais

Conheça a avaliação de impacto aleatorizada como ferramenta para melhorar a eficácia de políticas públicas e de programas sociais. O curso aborda temas relevantes para qualquer tipo de avaliação de programas, tais como medição adequada […]

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Como Formular Políticas Públicas e Programas Governamentais

Competências de liderança: Formação em Políticas Públicas e Gestão Governamental

Curso introdutório sobre os processos de formulação/reformulação de uma política e programa público (policy making) com base em teoria da mudança e teoria do programa, com noções de metodologia de análise ex ante e modelagem lógica de ações.

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Gestão da Estratégia com BSC – Fundamentos

Competências de liderança: Gestão da Estratégia com Balanced Scorecard (BSC)

Esse curso é uma boa oportunidade para conhecer alguns elementos teórico-conceituais e instrumentais de planejamento estratégico e de gestão. A compreensão e a utilização de conhecimentos relacionados ao planejamento estratégico […]

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Contratações Públicas Sustentáveis

Competências de liderança: Contratações Públicas Sustentáveis

Você conhece o embasamento teórico e legislativo das contratações públicas sustentáveis? Esse curso apresenta os principais conceitos e fundamentos para repensar o processo das licitações e aquisições de bens e serviços na perspectiva da sustentabilidade.

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Tratamento de Denúncias em Ouvidoria

Competências de liderança: Tratamento de Denúncias em Ouvidoria

O curso Tratamento de Denúncias em Ouvidoria foi desenvolvido com o objetivo de estimular a construção de competências relacionadas ao recebimento e tratamento das denúncias pelas ouvidorias públicas, contribuindo para a qualificação […]

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Atuação Gerencial das Ouvidorias para Melhoria da Gestão Pública

Competências de liderança: Atuação Gerencial das Ouvidorias para Melhoria da Gestão Pública

O curso Atuação Gerencial das Ouvidorias para Melhoria da Gestão Pública foi elaborado pela Controladoria-Geral da União e foi desenvolvido com foco no aprimoramento da capacidade gerencial das ouvidorias para melhoria da gestão […]

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Gestão em Ouvidoria

Competências de liderança: Gestão em Ouvidoria

A Ouvidoria Pública atua no processo de interlocução entre o cidadão e a Administração Pública, a fim de que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem a melhoria dos serviços públicos prestados.

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Cursos: Gestão de crises

Gestão de Conflitos e Negociação

Competências de liderança: Gestão de Conflitos e Negociação

Resolver diferenças e divergências, e tomar decisões de forma colaborativa são formas efetivas de preservar e ampliar os objetivos a serem alcançados nas organizações. A temática é relevante uma vez que o desenvolvimento das competências […]

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Governança e Gestão de Riscos

Competências de liderança: Governança e Gestão de Riscos

Definir os objetivos e a hierarquia dos objetivos na organização e os cenários de atuação; Identificar riscos, causas e consequências para cada cenário, relacionando-os aos objetivos definidos e aos processos; Analisar os riscos, construir a matriz de probabilidade […]

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A Liderança Pública em Tempos de Crise

Competências de liderança: Liderança Pública em Tempos de Crise

Em cenários de graves crises mundiais, nossos olhares se voltam para as lideranças. Pensando nisso, o CLP – Liderança Pública e a ENAP prepararam este curso para apresentar a um passo a passo de como liderar em tempos de crise.

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Gestão de Riscos nas Contratações Públicas

Competências de liderança: Gestão de Riscos nas Contratações Públicas

Aprenda a mitigar seus riscos. Neste curso, você irá aprender a importância da Gestão de Riscos nas Contratações Públicas, irá entender como identificar, analisar e minimzar os riscos nas contratações, e terá acesso a normas que regulamentam a gestão de riscos em todo o mundo.

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Aplicação de Penalidades nos Contratos Administrativos

Competências de liderança: Aplicação de Penalidades nos Contratos Administrativos

Para monitorar o cumprimento dos contratos firmados pela Administração Pública e aplicar as sanções adequadas quando for necessário, é fundamental entender o processo da contratação pública e seus desdobramentos operacionais.

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Cursos: Visão de futuro, Inovação e mudança

Fundamentos da transformação digital: mapeamento e automação de processos

Competências de liderança: Análise e Melhoria de Processos

Este curso aborda em seu conteúdo os princípios da gestão de negócios e os fundamentos da gestão de processos com foco na melhoria de processos e na transformação digital. Além disso, você conhecerá como mapear processos aplicando a Business Process Model and Notation (BPMN) […]

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Praticando a Gestão de Processos com Foco em Inovação

Competências de liderança: Gestão de Processos com Foco em Inovação

Entregue mais valor aplicando a gestão de processos com foco em inovação. Neste curso você irá aprender a analisar, redesenhar, implantar e gerir processos com foco em projetos de inovação.

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Pensamento Ágil em Projetos

Competências de liderança: Pensamento Ágil em Projetos

Transforme sua equipe em um time ágil de gerenciamento de projetos. Neste curso você irá aprender a ser um agente da mudança e inovação aplicando a mentalidade ágil em qualquer contexto.

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Planejamento PDU – Plano de Desenvolvimento de Unidades

Competências de liderança: Plano de Desenvolvimento de Unidades Administrativas e Acadêmicas

Subsidiar conhecimentos específicos e aplicados sobre Planejamento Estratégico, com ênfase na elaboração do PDU – Plano de Desenvolvimento de Unidades – como um dos fundamentos para uma cultura institucional de planejamento.

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Design de serviços para transformação digital

Competências de liderança: Design de Serviços para Transformação Digital

Seja digital e projete serviços públicos com foco no cidadão.

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Era Digital, Planejamento Estratégico e Inovação na Gestão Pública

Competências de liderança: Planejamento Estratégico para Organizações Públicas

Conhecer os impactos da transformação digital nas organizações é um caminho obrigatório para quem deseja estar atualizado! Neste curso você entenderá como esse processo vem se desdobrando ao longo do tempo e garantirá os conhecimentos […]

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Gestão Integrada na Administração Pública

Competências de liderança: Gestão Integrada na Administração Pública

Obtenha uma visão geral da Gestão Integrada na Administração Pública e seus desafios.

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Como Inovar em Compras Públicas

Competências de liderança: Inovação em Compras Públicas

Precisa realizar contratações inovadoras em seu órgão e não sabe como? Venha buscar conhecimento e tirar suas dúvidas com quem entende do assunto.

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Planejamento Governamental

Competências de liderança: Planejamento Governamental

Espera-se que ao término do curso, o participante seja capaz de: – Realizar um planejamento estruturado, com base em princípios de eficiência, eficácia e efetividade, para embasar ações governamentais; – Definir políticas públicas; […]

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Design Sprint em Projetos de Transformação Digital

Competências de liderança: Design Sprint

Você gostaria de conhecer as abordagens utilizadas em organizações conhecidas por promover a inovação, como a Google? Neste curso você conhecerá o Design Sprint, um método desenvolvido por Jake Knapp em parceria com as empresas Google.

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Gestão da Estratégia com BSC – Fundamentos

Competências de liderança: Gestão da Estratégia com Balanced Scorecard (BSC)

Esse curso é uma boa oportunidade para conhecer alguns elementos teórico-conceituais e instrumentais de planejamento estratégico e de gestão. A compreensão e a utilização de conhecimentos relacionados ao planejamento estratégico e ao método Balanced Scorecard (BSC) […]

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