Competências de liderança
Competência de liderança é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes requeridos dos gestores para o exercício de funções de liderança na Universidade. As competências de liderança identificadas neste mapeamento reúnem 13 (treze) competências básicas, reunidas em 6 (seis) grupos de competências, que podem ser consultadas clicando abaixo. E para cada competência mapeada é indicado um conjunto de cursos que podem ser realizados pelo servidor/gestor.
Cursos: Autoconhecimento e Desenvolvimento pessoal
Praticando Mindfulness para reduzir o estresse
Competências de liderança: Redução de Estresse
Venha praticar técnicas de atenção plena e experimentar seus benefícios, aprendendo como aplicá-las tanto em situações de estresse da vida privada quanto da laboral.
Mindfulness e Tomada de Decisão
Competências de liderança: Atenção Plena (Mindfulness)
Pratique atitudes e técnicas de Mindfulness que favorecerão seu desenvolvimento pessoal e a melhora da sua capacidade de tomada de decisão, promovendo saúde e bem-estar.
Gestão Pessoal – Base da Liderança
Competências de liderança: Bases da liderança; Gestão de si mesmo(a)
A base da gestão pessoal é o autoconhecimento. O curso, nessa concepção, permite aos estudantes refletir sobre suas virtudes, forças de caráter, valores pessoais, motivadores intrínsecos […]
Inteligência emocional
Competências de liderança: Inteligência emocional
A gestão emocional excelente é a possibilidade do ser humano autogerir suas emoções e expressá-las de maneira funcional para consigo e em sociedade […]
Cursos: Engajamento de pessoas/equipes, Sociabilidade e Empatia
Ferramentas de Gestão no Teletrabalho (PDP)
Competências de liderança: Ferramentas de Gestão no Teletrabalho
O teletrabalho é uma realidade cada vez mais presente no dia a dia. Por isso, estar atento às ferramentas que podem aumentar a produtividade e diminuir cargas […]
Desenvolvendo Times de Alta Performance
Competências de liderança: Desenvolvimento de equipes para alta performance
Parceria da RFB com a Enap, este curso aborda o conhecimento e o desenvolvimento de competências gerenciais, além da vivência do exercício da liderança, fundamentais no ambiente de trabalho contemporâneo. […]
Gestão de Equipes em Trabalho Remoto
Competências de liderança: Gestão de equipes em Trabalho Remoto
Este curso apresenta diversas contribuições para a gestão de equipes em trabalho remoto. O conteúdo traz dicas e ferramentas interessantes, além de abordar pontos importantes relacionados à gestão de pessoas. […]
Lei nº 8112/90 e suas alterações
Competências de liderança: Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais (Lei nº 8112/90)
A Lei nº 8.112/90, conhecida como Regime Jurídico Único dos servidores da União, das autarquias e das fundações públicas federais, sofreu diversas alterações com o passar dos anos. Busca-se, com este curso, instruir […]
Liderança e Gestão De Equipes
Competências de liderança: Liderança para gestão de equipes
Este curso apresenta algumas contribuições sobre os estilos e técnicas de liderança para o atual contexto das organizações públicas. O conteúdo ressalta a importância da liderança no trabalho em equipe e na tomada de decisões. […]
Gestão Estratégica de Pessoas no Setor Público e o Sistema de Carreiras
Competências de liderança: Gestão estratégica de pessoas no setor público
As particularidades do setor público podem oferecer uma série de desafios para a gestão estratégica de pessoas. Neste curso, além de um panorama conceitual sobre gestão estratégica e gestão de pessoas […]
Desenvolvimento de Equipes
Competências de liderança: Desenvolvimento de equipes
Melhore o desempenho da sua equipe. Neste curso, você aprenderá a valorizar as relações interpessoais e a utilizar as competências individuais no trabalho em equipe.
Clima Organizacional
Competências de liderança: Gestão do clima organizacional
[…] Neste curso você irá discutir sobre estratégias de ação na busca pela gestão ótima do clima, analisando situações reais.
Gestão por Competências
Competências de liderança: Gestão por competências
O que você sabe sobre Gestão por Competências? Como ela é aplicada no setor público? A partir da experiência da Receita Federal, esse curso aborda o papel da gestão por competências no contexto público e como ela pode contribuir […]
Papel do gerente na gestão do desempenho de equipe
Competências de liderança: Gestão do desempenho de equipes
O curso oferece aos participantes alternativas eficazes para gerir pessoas, apresentando condutas pertinentes ao gerente para lidar com o desempenho das pessoas em sua equipe. […]
Cursos: Coordenação, Colaboração em rede e Comunicação
Linguagem simples aproxima o governo das pessoas. Como usar?
Competências de liderança: Linguagem, comunicação e redes sociais
Quer aprender como simplificar aquele documento com uma linguagem super complexa? E ainda aprender como escrever textos com uma linguagem simples […]
Uso de Mídias Sociais na Comunicação Institucional
Competências de liderança: Linguagem, comunicação e redes sociais
O uso de mídias sociais nas instituições públicas tem sido um elemento importante na comunicação com o público no cenário digital. Este curso apresenta os principais aspectos da comunicação e uma visão geral sobre a aplicação das redes sociais […]
Comunicação e Redes Sociais
Competências de liderança: Linguagem, comunicação e redes sociais
Aumente o engajamento nas redes sociais institucionais. Neste curso, você vai aprender a elaborar um plano estratégico de comunicação voltado para o marketing digital, fortalecendo a relação entre a organização e a sociedade.
Eventos Virtuais: da Gestão à Execução
Competências de liderança: Gestão de eventos virtuais
Quer se destacar no mundo digital e tornar sua empresa reconhecida? Então chegou a hora de aprender a lidar com os eventos virtuais. Neste curso você compreenderá como elaborar um evento e colocá-lo em prática.
Plano de Desenvolvimento de Unidades – PDU
Competências de liderança: Planejamento e desenvolvimento de unidades acadêmicas e administrativas
Este curso apresenta tem como objetivo subsidiar conhecimentos específicos e aplicados sobre Planejamento Estratégico, com ênfase na elaboração do PDU – Plano de Desenvolvimento de Unidades – como um dos fundamentos para uma cultura institucional de planejamento.
Acessibilidade na Comunicação
Competências de liderança: Acessibilidade na Comunicação
Neste curso, você irá compreender o conceito biopsicossocial e as terminologias ligadas às pessoas com deficiência. Entrará em contato com a legislação, compreenderá como utilizar recursos e técnicas que melhoram a acessibilidade […]
E-liderança: como gerenciar e liderar equipes em ambientes remotos
Competências de liderança: Liderança para gestão
Os desafios sociais causados pela pandemia de Covid-19 demandaram um grande processo de transformação nas empresas ampliando o uso de tecnologias digitais. O trabalho e as relações on-line exigiram o desenvolvimento de novas competências […]
Gestão por Competências
Competências de liderança: Planejamento e desenvolvimento de pessoas com base em competências
O que você sabe sobre Gestão por Competências? Como ela é aplicada no setor público? A partir da experiência da Receita Federal, esse curso aborda o papel da gestão por competências no contexto público e como ela pode contribuir […]
Relações Interpessoais e Feedback
Competências de liderança: Relações interpessoais e feedback
Se você gerencia uma equipe, melhore os relacionamentos interpessoais e os feedbacks para sua Equipe de trabalho. Neste curso você irá aprender a utilizar o feedback para lidar com diferentes perfis de servidores e equipes.
Liderança e Gestão De Equipes
Competências de liderança: Liderança pública
Este curso apresenta algumas contribuições sobre os estilos e técnicas de liderança para o atual contexto das organizações públicas. O conteúdo ressalta a importância da liderança no trabalho em equipe e na tomada de decisões.
ForPDI – Plano de Desenvolvimento institucional IES
Competências de liderança: Planejamento e desenvolvimento institucional
O curso possui como foco apresentar o modelo ForPDI, assim como demonstrar seu uso e benefícios. Apresenta seus conceitos, as principais ferramentas estratégicas que podem ser utilizadas para a elaboração do PDI, o processo de elaboração e a plataforma ForPDI.
Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional
Competências de liderança: Planejamento e desenvolvimento institucional
O curso integra o Programa de Desenvolvimento de Gerentes Operacionais (PDGO) e tem como objetivo capacitar os servidores públicos para estruturar sistemas de medição do desempenho institucional, dos pontos de vista estratégico e gerencial.
Administração Pública e Contexto Institucional Contemporâneo
Competências de liderança: Planejamento e desenvolvimento institucional
O curso em 2020 pela Enap e integra o Programa de Desenvolvimento de Gerentes Operacionais (PDGO), e tem como desafio compreender a Administração Pública enquanto área do conhecimento e de práticas profissionais […]
Cursos: Gestão para resultados e Geração de valor para o usuário
Análise e Melhoria de Processos
Competências de liderança: Análise e Melhoria de Processos
O curso Análise e Melhoria de Processos foi transposto da modalidade presencial para a autoinstrucional em 2021 pela Enap, com o intuito de oferecer aos participantes apresenta uma visão geral e abrangente da gestão da qualidade no serviço público […]
Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional
Competências de liderança: Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional
O curso integra o Programa de Desenvolvimento de Gerentes Operacionais (PDGO) e tem como objetivo capacitar os servidores públicos para estruturar sistemas de medição do desempenho institucional […]
Administração Pública e Contexto Institucional Contemporâneo
Competências de liderança: Administração Pública e Contexto Institucional Contemporâneo
Obtenha uma visão geral do Estado brasileiro e seus desafios.
Estruturas de Gestão Pública
Competências de liderança: Estruturas de Gestão Pública
Neste curso você verá um pouco da estrutura e funcionamento da Administração Pública Federal. Esperamos que, ao final do curso, você se sinta capaz de identificar as diversas funções das instituições e os diversos papéis dos agentes públicos […]
Avaliação de Impacto de Programas e Políticas Sociais
Competências de liderança: Avaliação de Impacto de Programas e Políticas Sociais
Conheça a avaliação de impacto aleatorizada como ferramenta para melhorar a eficácia de políticas públicas e de programas sociais. O curso aborda temas relevantes para qualquer tipo de avaliação de programas, tais como medição adequada […]
Como Formular Políticas Públicas e Programas Governamentais
Competências de liderança: Formação em Políticas Públicas e Gestão Governamental
Curso introdutório sobre os processos de formulação/reformulação de uma política e programa público (policy making) com base em teoria da mudança e teoria do programa, com noções de metodologia de análise ex ante e modelagem lógica de ações.
Gestão da Estratégia com BSC – Fundamentos
Competências de liderança: Gestão da Estratégia com Balanced Scorecard (BSC)
Esse curso é uma boa oportunidade para conhecer alguns elementos teórico-conceituais e instrumentais de planejamento estratégico e de gestão. A compreensão e a utilização de conhecimentos relacionados ao planejamento estratégico […]
Contratações Públicas Sustentáveis
Competências de liderança: Contratações Públicas Sustentáveis
Você conhece o embasamento teórico e legislativo das contratações públicas sustentáveis? Esse curso apresenta os principais conceitos e fundamentos para repensar o processo das licitações e aquisições de bens e serviços na perspectiva da sustentabilidade.
Tratamento de Denúncias em Ouvidoria
Competências de liderança: Tratamento de Denúncias em Ouvidoria
O curso Tratamento de Denúncias em Ouvidoria foi desenvolvido com o objetivo de estimular a construção de competências relacionadas ao recebimento e tratamento das denúncias pelas ouvidorias públicas, contribuindo para a qualificação […]
Atuação Gerencial das Ouvidorias para Melhoria da Gestão Pública
Competências de liderança: Atuação Gerencial das Ouvidorias para Melhoria da Gestão Pública
O curso Atuação Gerencial das Ouvidorias para Melhoria da Gestão Pública foi elaborado pela Controladoria-Geral da União e foi desenvolvido com foco no aprimoramento da capacidade gerencial das ouvidorias para melhoria da gestão […]
Gestão em Ouvidoria
Competências de liderança: Gestão em Ouvidoria
A Ouvidoria Pública atua no processo de interlocução entre o cidadão e a Administração Pública, a fim de que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem a melhoria dos serviços públicos prestados.
Cursos: Gestão de crises
Gestão de Conflitos e Negociação
Competências de liderança: Gestão de Conflitos e Negociação
Resolver diferenças e divergências, e tomar decisões de forma colaborativa são formas efetivas de preservar e ampliar os objetivos a serem alcançados nas organizações. A temática é relevante uma vez que o desenvolvimento das competências […]
Governança e Gestão de Riscos
Competências de liderança: Governança e Gestão de Riscos
Definir os objetivos e a hierarquia dos objetivos na organização e os cenários de atuação; Identificar riscos, causas e consequências para cada cenário, relacionando-os aos objetivos definidos e aos processos; Analisar os riscos, construir a matriz de probabilidade […]
A Liderança Pública em Tempos de Crise
Competências de liderança: Liderança Pública em Tempos de Crise
Em cenários de graves crises mundiais, nossos olhares se voltam para as lideranças. Pensando nisso, o CLP – Liderança Pública e a ENAP prepararam este curso para apresentar a um passo a passo de como liderar em tempos de crise.
Gestão de Riscos nas Contratações Públicas
Competências de liderança: Gestão de Riscos nas Contratações Públicas
Aprenda a mitigar seus riscos. Neste curso, você irá aprender a importância da Gestão de Riscos nas Contratações Públicas, irá entender como identificar, analisar e minimzar os riscos nas contratações, e terá acesso a normas que regulamentam a gestão de riscos em todo o mundo.
Aplicação de Penalidades nos Contratos Administrativos
Competências de liderança: Aplicação de Penalidades nos Contratos Administrativos
Para monitorar o cumprimento dos contratos firmados pela Administração Pública e aplicar as sanções adequadas quando for necessário, é fundamental entender o processo da contratação pública e seus desdobramentos operacionais.
Cursos: Visão de futuro, Inovação e mudança
Fundamentos da transformação digital: mapeamento e automação de processos
Competências de liderança: Análise e Melhoria de Processos
Este curso aborda em seu conteúdo os princípios da gestão de negócios e os fundamentos da gestão de processos com foco na melhoria de processos e na transformação digital. Além disso, você conhecerá como mapear processos aplicando a Business Process Model and Notation (BPMN) […]
Praticando a Gestão de Processos com Foco em Inovação
Competências de liderança: Gestão de Processos com Foco em Inovação
Entregue mais valor aplicando a gestão de processos com foco em inovação. Neste curso você irá aprender a analisar, redesenhar, implantar e gerir processos com foco em projetos de inovação.
Pensamento Ágil em Projetos
Competências de liderança: Pensamento Ágil em Projetos
Transforme sua equipe em um time ágil de gerenciamento de projetos. Neste curso você irá aprender a ser um agente da mudança e inovação aplicando a mentalidade ágil em qualquer contexto.
Planejamento PDU – Plano de Desenvolvimento de Unidades
Competências de liderança: Plano de Desenvolvimento de Unidades Administrativas e Acadêmicas
Subsidiar conhecimentos específicos e aplicados sobre Planejamento Estratégico, com ênfase na elaboração do PDU – Plano de Desenvolvimento de Unidades – como um dos fundamentos para uma cultura institucional de planejamento.
Design de serviços para transformação digital
Competências de liderança: Design de Serviços para Transformação Digital
Seja digital e projete serviços públicos com foco no cidadão.
Era Digital, Planejamento Estratégico e Inovação na Gestão Pública
Competências de liderança: Planejamento Estratégico para Organizações Públicas
Conhecer os impactos da transformação digital nas organizações é um caminho obrigatório para quem deseja estar atualizado! Neste curso você entenderá como esse processo vem se desdobrando ao longo do tempo e garantirá os conhecimentos […]
Gestão Integrada na Administração Pública
Competências de liderança: Gestão Integrada na Administração Pública
Obtenha uma visão geral da Gestão Integrada na Administração Pública e seus desafios.
Como Inovar em Compras Públicas
Competências de liderança: Inovação em Compras Públicas
Precisa realizar contratações inovadoras em seu órgão e não sabe como? Venha buscar conhecimento e tirar suas dúvidas com quem entende do assunto.
Planejamento Governamental
Competências de liderança: Planejamento Governamental
Espera-se que ao término do curso, o participante seja capaz de: – Realizar um planejamento estruturado, com base em princípios de eficiência, eficácia e efetividade, para embasar ações governamentais; – Definir políticas públicas; […]
Design Sprint em Projetos de Transformação Digital
Competências de liderança: Design Sprint
Você gostaria de conhecer as abordagens utilizadas em organizações conhecidas por promover a inovação, como a Google? Neste curso você conhecerá o Design Sprint, um método desenvolvido por Jake Knapp em parceria com as empresas Google.
Gestão da Estratégia com BSC – Fundamentos
Competências de liderança: Gestão da Estratégia com Balanced Scorecard (BSC)
Esse curso é uma boa oportunidade para conhecer alguns elementos teórico-conceituais e instrumentais de planejamento estratégico e de gestão. A compreensão e a utilização de conhecimentos relacionados ao planejamento estratégico e ao método Balanced Scorecard (BSC) […]